Olá, leitor! Seja bem-vindo à primeira publicação do fórum!
Se você está por aqui, acredito que tenha lido a última matéria que redigi, intitulada "Efetividade da quarentena chinesa levanta questionamentos". Discussão bastante difícil e, principalmente, perigosa, não é mesmo? Mas e você? Acredita ainda que a China, com suas censuras, é pior que o Ocidente, com nosso tipo de controle? E quanto a liberdade de expressão, ela deve ser irrestrita? Os danos da infodemia devem ser combatidos de que forma?
Compartilhe seus pensamentos e opiniões por aqui e, juntos, vamos resistir ao superficial!
Discussão complexa. Diferente do oriente, por aqui somos fortemente influenciados por autores que pesaram a "liberdade" como cláusula máxima. Alguns autores, como é o caso de Søren Kierkegaard, até abordam problemas existenciais que trazidos por esse conceito. A liberdade, para Kierkgaard, gera a "vertigem de liberdade" . Ter que assumir as próprias responsabilidades e suas consequências é motivo de medo e angústia, de certa forma.
Uns consideram responsabilidade do indivíduo e desconsideram o impacto social da liberdade irresponsável, enquanto outros pesam mais a responsabilidade. Eu fico pelo debate.